segunda-feira, 13 de abril de 2015

Missão 1: Floripa (Check!)

Estou zerado para iniciar os treinos para a maratona. Quando decidi fazer os 42k, estava treinando para a Volta à Ilha. Bem, a prova foi no último sábado (11/04). E foi bem mais dura do que eu esperava, muito por erros meus, mas nada que comprometesse o que me propus: cumprir o pace médio da categoria.

Foto ruim, mas preferi guardar a do momento do que refazê-la

Só relembrando: é uma corrida de revezamento que dá a volta na ilha de Floripa. Largamos às 7:15 e fechamos às 20:06:45, total de 12h51min45 correndo 140km divididos em 18 trechos. Nossa equipe, a Upsports Club, tinha 12 atletas. Eu fiz o penúltimo percurso, de 15km.

Foi puxado. Como o trânsito foi caótico a partir do trecho 12 até o fim da prova, tive que subir na moto de apoio que contratamos para encontrar o treinador Everton Costa, no posto de transição, que fez o penúltimo trecho.

Uma panturrilha queimada no caminho

Cheguei na adrenalina do passeio em duas rodas e sob a tensão da espera de horas para ir para a pista. Acabei queimando a perna no cano de descarga ao descer. Fiz o check in, aqueci o corpo e aguardei o Everton, que chegou no tempo prometido. Agora era comigo. Mas aí veio o meu primeiro erro...

Empolgado e vendo a velocidade de outros corredores, explodi o meu planejamento e larguei forte. Fechei o primeiro km em pace de 4min59. Logo percebi que não ia sustentar e ajustei o ritmo. Mas aí veio o sobe e desce. Não esperava tais inclinações. O meu trajeto de treinos não chegava nem perto do que vi pela frente.

E o gelo era gel... E o dia virou noite...

Para piorar as coisas, decidi correr mais leve, sem cinto de hidratação, outro erro, não estava tão acostumado. Graças a Deus, havia um ponto de abastecimento da organização lá pelo km 7. Só fui ver água novamente quase no km 13, quando o companheiro de equipe Jesus, um colombiano muito gente boa, me acompanhou de pacer até o fim. Logo depois que ele me deu a garrafa d`água, me ofereceu gel, mas, pelo espanhol e pelos fones no ouvido, minha mente entendeu gelo...rs Quando vi que o gelo era gel, recusei a oferta, pois já havia tomado um no km 10.

Meu último erro foi correr de óculos escuros. Não sei por que, mas calculei mal o anoitecer. De repente, virou um breu. Foi um risco grande de acidente correr em acostamento nem sempre nivelado. Por isso, na maior parte, preferi a pista. Só voltava ao acostamento quando um ônibus passava.


Na chegada, a preocupação com buracos, pois tive que ir pela grama para acessar a passarela que terminava no último posto de transição. Antes de desabar no meio-fio esgotado, passei o 'bastão' para minha mulher, Fernanda, que fechou os últimos 6 km da prova. No fim, como de praxe, encontramos ela, Jesus e Isa, que serviram de pacer, e a equipe fechou junto os 140km após quase 13 horas.

Ao me entregar a medalha, o treinador Everton disse que eu cumpri a meta e fico emocionado só de lembrar esse momento, pois, para quem tem problema na coluna, foram cinco meses pesados de treinamento, sabendo ouvir o corpo e dando feedback para o treinador Rossy Borges elaborar as planilhas. Ele, que este ano preferiu correr em Santiago, como fiz ano passado, falou que foi a minha melhor prova.

Certamente me superei e guardarei para sempre o convívio com uma equipe que se ajudou muito ao longo do dia. Isso não tem preço!

Antes de largarmos: eu (de casaco), Mariana, Tiago, Fernanda,
Thais, Clarice, Isa, Fabinho, Vinicius, Everton, Jesus e Bernardo


PS: Para quem leu até aqui, na pressa esqueci de outro erro fundamental - não ter chegado cedo na véspera e descansado. Fui dormir depois de meia-noite para acordar às 5h!


6 comentários:

  1. prova boa demais!!! acho tds nós nos superamos!!! está de parabéns Rodrigo!!!! vc foi guerreiro e fez o que tinha que fazer... cumpriu sua meta!!! orgulhosa demais dessa equipe boa!!!

    ResponderExcluir
  2. Independente de ser o pai do Rodrigo (rs), belo depoimento em todos os sentidos - meus acertos, meus erros, minha emoção, o significado de uma conquista, o real significado de um trabalho de equipe. Vocês têm um time vencedor, muito bem liderado. Parabéns !

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Rodrigo, Fernanda e Isa e toda a equipe pelo belo trabalho de superação. Rodrigo, espero que acredite agora que Jesus pode te encontrar no caminho e te salvar, meu amigo (rsrs)! Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Isa, pai e Tarso. Só Jesus salva! kkkk

    ResponderExcluir
  5. Aliás, Rodrigo, essa corrida vai ficar marcada pra sempre em você! kkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Rodrigo!!!
    Q venha o próximo desafio...

    ResponderExcluir